segunda-feira, 21 de setembro de 2015

AMPOLAS, PARA QUE SERVEM?


As ampolas são geralmente uma vitamina ou um ativo concentrado, ou a mistura de vitaminas concentradas que atuam hidratando, devolvendo nutrientes, estimulando o crescimento, e fortificando aos fios. Elas podem ser usadas diretamente no cabelo em dose única ou misturadas a um creme de tratamento.
– Vitamina A –  Vitamina indispensável a nossas funções orgânicas.  Nos cabelos age estimulando o crescimento e tratando os cabelos opacos devolvendo o brilho.

– Vitamina E –  Previne a formação de radicais livres e assim os danos que estes podem causar. Assim, nos cabelos repara pontas duplas e combate o ressecamento provocado principalmente por agentes oxidantes como a água oxigenada.

– Óleo de Argan –  Ele é um reconstrutor da fibra capilar devolvendo a força e o brilho ao cabelos.

– Vitamina B5 e ampola 3 em 1:  Indicada para cabelos quebradiços e danificados, pois auxilia na reposição de proteínas, carboidratos e lipídios.  A ampola 3 em 1 é geralmente composta de vitamina A + E+ B5 e é mais prática para utilizar do que comprando as três vitaminas e misturando-as, apesar de ter o mesmo resultado.

– Ampola de crescimento: Estimula o crescimento devolvendo componentes importantes ao crescimento capilar e diminuindo a queda.

– Ampola de fortalecimento: Indicado para cabelos quimicamente tratados fortalece o cabelo inibindo a quebra dos fios.

– D – Pantenol: Restaura as estruturas, danificadas e forma um filme protetor, conferindo brilho intenso e vitalidade aos fios capilares. É ótimo para hidratar cabelos danificados principalmente por tinturas.

– Queratina: Indicada para cabelos quimicamente tratados, ressecados, quebradiços e sem brilho.
Dicas de uso das ampolas 
– Vitamina A, E, B5, D – pantenol, ampola de crescimento e fortalecimento:  Misturar 1 ml, ou uma colher de chá a uma medida de uso (a quantidade que você usa em cada aplicação –> no meu caso uma colher de sopa) de seu creme de hidratação. Podem ser utilizadas todas juntos inclusive junto com o bepantol solução. Essa misturinha é indicada da hidratar cabelos danificados por processos químicos, como tinturas.
– Oléo de Argan:  Misturar 1 ml, ou uma colher de chá a uma medida de uso (a quantidade que você usa em cada aplicação –> no meu caso uma colher de sopa) de seu creme de nutrição.
– Queratina:  Misturar 1 ml, ou uma colher de chá a uma medida de uso (a quantidade que você usa em cada aplicação –> no meu caso uma colher de sopa) de seu creme restauração, caso ele não tenha queratina ou não seja profissional, já que estes tem uma boa quantidade de queratina e ela em excesso podem deixar os fios quebradiços.
Cuidados e recomendações
– A ampola 3 em 1 deve ser agitada antes do uso, caso contrário você utilizará apenas um componente da ampola.
– Não exponha vitaminas (como A, E e B5) de embalagem ambar (embalagens escuras amarronzadas) a luz,  pois essas são fotossensíveis (sofrem modificações, ou transformam-se em outras substâncias quando expostas a luz). E isso pode ser muito perigoso para sua saúde.
 – Não tome vitaminas para estimular o crescimento capilar, sem orientação medica, utilizar vitaminas topicamente (sem ingerir) é uma coisa que não oferece riscos a saúde se utilizada corretamente, mas a ingestão pode causar doenças graves chamadas de Hipervitaminoses. E outra coisa, as ampolas de vitaminas de casas de cabeleireiro jamais devem ser ingeridas, as próprias para ingerir são vendidas nas farmácias e é necessário receita médica muitas vezes.
– Não faça misturinhas e deixe para utilizar outra hora, ou outro dia, essas substancias podem sofrer modificações transformando-se, talvez em compostos que provoquem danos a seu cabelo ou saúde.
 – As vitaminas A, E e B5 tem caráter oleoso, portanto caso você queira utilizar como dose única para tratamento de choque depois você terá que lavar os cabelos com shampoo para retirar o excesso de óleo.
– A queratina da mesma forma que devolve a vida aos cabelos também pode causar danos, deve ser utilizada uma vez por semana em cabelos muito danificados, caso contrário ela deixará seus fios quebradiços e sem brilho.

2 comentários:

  1. oi eu gostaria de saber, se no meu creme de tratamento posso fazer a mistura de jaborandi e ceramidas, só essas duas vitaminas, no pote de creme e usar ele apenas para fazer duas vezes por semana a hidratação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Se vc quiser um resultado mais rápido,vc pode add as vitaminas ,apenas na quantidade que vc vai usar no momento.

      Excluir