segunda-feira, 21 de setembro de 2015

AMPOLAS, PARA QUE SERVEM?


As ampolas são geralmente uma vitamina ou um ativo concentrado, ou a mistura de vitaminas concentradas que atuam hidratando, devolvendo nutrientes, estimulando o crescimento, e fortificando aos fios. Elas podem ser usadas diretamente no cabelo em dose única ou misturadas a um creme de tratamento.
– Vitamina A –  Vitamina indispensável a nossas funções orgânicas.  Nos cabelos age estimulando o crescimento e tratando os cabelos opacos devolvendo o brilho.

– Vitamina E –  Previne a formação de radicais livres e assim os danos que estes podem causar. Assim, nos cabelos repara pontas duplas e combate o ressecamento provocado principalmente por agentes oxidantes como a água oxigenada.

– Óleo de Argan –  Ele é um reconstrutor da fibra capilar devolvendo a força e o brilho ao cabelos.

– Vitamina B5 e ampola 3 em 1:  Indicada para cabelos quebradiços e danificados, pois auxilia na reposição de proteínas, carboidratos e lipídios.  A ampola 3 em 1 é geralmente composta de vitamina A + E+ B5 e é mais prática para utilizar do que comprando as três vitaminas e misturando-as, apesar de ter o mesmo resultado.

– Ampola de crescimento: Estimula o crescimento devolvendo componentes importantes ao crescimento capilar e diminuindo a queda.

– Ampola de fortalecimento: Indicado para cabelos quimicamente tratados fortalece o cabelo inibindo a quebra dos fios.

– D – Pantenol: Restaura as estruturas, danificadas e forma um filme protetor, conferindo brilho intenso e vitalidade aos fios capilares. É ótimo para hidratar cabelos danificados principalmente por tinturas.

– Queratina: Indicada para cabelos quimicamente tratados, ressecados, quebradiços e sem brilho.
Dicas de uso das ampolas 
– Vitamina A, E, B5, D – pantenol, ampola de crescimento e fortalecimento:  Misturar 1 ml, ou uma colher de chá a uma medida de uso (a quantidade que você usa em cada aplicação –> no meu caso uma colher de sopa) de seu creme de hidratação. Podem ser utilizadas todas juntos inclusive junto com o bepantol solução. Essa misturinha é indicada da hidratar cabelos danificados por processos químicos, como tinturas.
– Oléo de Argan:  Misturar 1 ml, ou uma colher de chá a uma medida de uso (a quantidade que você usa em cada aplicação –> no meu caso uma colher de sopa) de seu creme de nutrição.
– Queratina:  Misturar 1 ml, ou uma colher de chá a uma medida de uso (a quantidade que você usa em cada aplicação –> no meu caso uma colher de sopa) de seu creme restauração, caso ele não tenha queratina ou não seja profissional, já que estes tem uma boa quantidade de queratina e ela em excesso podem deixar os fios quebradiços.
Cuidados e recomendações
– A ampola 3 em 1 deve ser agitada antes do uso, caso contrário você utilizará apenas um componente da ampola.
– Não exponha vitaminas (como A, E e B5) de embalagem ambar (embalagens escuras amarronzadas) a luz,  pois essas são fotossensíveis (sofrem modificações, ou transformam-se em outras substâncias quando expostas a luz). E isso pode ser muito perigoso para sua saúde.
 – Não tome vitaminas para estimular o crescimento capilar, sem orientação medica, utilizar vitaminas topicamente (sem ingerir) é uma coisa que não oferece riscos a saúde se utilizada corretamente, mas a ingestão pode causar doenças graves chamadas de Hipervitaminoses. E outra coisa, as ampolas de vitaminas de casas de cabeleireiro jamais devem ser ingeridas, as próprias para ingerir são vendidas nas farmácias e é necessário receita médica muitas vezes.
– Não faça misturinhas e deixe para utilizar outra hora, ou outro dia, essas substancias podem sofrer modificações transformando-se, talvez em compostos que provoquem danos a seu cabelo ou saúde.
 – As vitaminas A, E e B5 tem caráter oleoso, portanto caso você queira utilizar como dose única para tratamento de choque depois você terá que lavar os cabelos com shampoo para retirar o excesso de óleo.
– A queratina da mesma forma que devolve a vida aos cabelos também pode causar danos, deve ser utilizada uma vez por semana em cabelos muito danificados, caso contrário ela deixará seus fios quebradiços e sem brilho.

3 comentários:

  1. oi eu gostaria de saber, se no meu creme de tratamento posso fazer a mistura de jaborandi e ceramidas, só essas duas vitaminas, no pote de creme e usar ele apenas para fazer duas vezes por semana a hidratação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Se vc quiser um resultado mais rápido,vc pode add as vitaminas ,apenas na quantidade que vc vai usar no momento.

      Excluir
  2. Eu posso coloca as vitaminas no pote de creme de hidratação ou só no creme que vou usar na hora

    ResponderExcluir