sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Mitos e verdades que você precisa saber sobre o calendário lunar.

Cortar o cabelo na lua cheia, o faz crescer mais forte? Infelizmente, você já pode guardar o seu calendário lunar.

Não há lua cheia, crescente ou nova que faça o cabelo crescer mais rápido. A origem dessa lenda está na agricultura primitiva, que organizava seus ciclos pelas fases lunares. Como a última lua cheia da primavera era chamada de lua da colheita, não demorou muito para acharem que o que era bom para as plantas, era bom também para os cabelos. Mas tudo isso não passa de mito.
Os cabelos e seu crescimento são reflexos, entre outros fatores, da boa alimentação. Por isso, para fortalecer os fios e fazer com que cresçam fortes, invista em uma alimentação rica em ferro e vitamina C; como carnes, legumes e frutas. Além disso, a exposição solar moderada estimula a síntese de vitamina D, também importante para o crescimento dos cabelos
.
Ter pontas duplas é um sinal de que o cabelo está fraco e não hidratado. Geralmente é causada por agentes externos, como poluição, secadores e chapinha. A cutícula do cabelo é responsável por proteger os fios da agressão externa, mas quando ela é fragmentada, o cabelo fica com pontas duplas.
Alisamento, tintura, exposição ao sol e o uso constante de secador, chapinha e babyliss podem provocar essa fragmentação. A alimentação, pode também influenciar o aparecimento de pontas duplas, às vezes triplas e até quádruplas.
Toda mulher está sujeita a ter pontas duplas, mas não é preciso desespero. Para evitar as pontas duplas, basta apostar em uma alimentação balanceada e na ingestão de muito líquido, pelo menos dois litros de água por dia. Isso é fundamental para manter a vitalidade do cabelo, pois a fibra capilar é composta por queratina, lipídios, sais minerais e água.
Os finalizadores ajudam a selar temporariamente a cutícula dos fios e, com isso apenas camuflam as pontas duplas. Para minimizar o problema, são indicados produtos com ativos como silicone, aminoácidos, queratina e óleo de argan.
E para fortalecer o cabelo, hidratações semanais são fundamentais.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Receita caseira para hidratação, fortificação e crescimento dos fios




2 folhas de babosa
½ banana descascada e bem picadinha (bem picadinha mesmo, triturada se possível)
1 ampola de vitamina de vitamina A
1 recipiente de plástico ou acrílico
Modo de preparo:
Triture a banana descascada até que se obtenha um creme, vale usar triturador ou liquidificador, mas a banana deve ficar completamente desmanchada, se ficar um pedacinho, vai dar muito trabalho para tirar do cabelo.
Triture também as folhas de babosa, mas mantenha o sumo, pois este líquido é muito importante.
Em um recipiente de plástico ou acrílico, coloque a babosa e a banana bem trituradas e cremosas. Quanto mais cremosa melhor.
Misture bem e use o pilão para desmanchar eventuais pedaços que tenham sobrado.
Após estar bem homogêneo, junte a ampola de vitamina A. Novamente misture, deve star tudo bem misturado, a cor é um verde musgo.
Aplicação:
Com os cabelos previamente lavados com shampoo hidratante (pelamordedeus, não seja a louca, NADA DE SHAMPOO ANTI-RESÍDUOS) e desembaraçados, ainda úmidos, divida-o em 4 partes e aplique a pasta nas mechas massageando suavemente (É PARA MASSAGEAR E NÃO USAR O CABELO DE ATABAQUE). Após todos os fios estarem completamente cobertos com a pasta, coloque uma touca plástica e aguarde 15 minutos.
Lave apenas com água até retirar toda a pasta.
Algumas dicas:
Essa receita deve ser feita quando o cabelo já estiver lavado e desembaraçado, pois a babosa oxida muito rápido e após a oxidação ela perde os nutrientes que a tornam tão atrativa para os fios.
Não deixe nenhum pedacinho inteiro de banana, pois é muito difícil tirar do cabelo os pedacinhos depois, principalmente se o cabelo for fino.
A banana deve ser o último item a ser triturado, pois ela escurece e passa do ponto. A banana precisa estar madura, não passada.
Beijos

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Descobri o segredo de manter meus cabelos crespos cacheados lindos e soltos você também pode

Essa temporada os cabelos estão super democráticos e, tanto os cachos como os lisos prometem fazer o maior sucesso. Se você tem cabelos ondulado, encaracolado ou Crespos como eu, já deve saber que para mantê-los hidratados e saudáveis não é tarefa fácil. Afinal, a ondulação dos fios dificulta que os nutrientes encontrados no couro cabeludo cheguem até as pontas.

Para evitar o ressecamento dos fios, alguns cuidados simples, fáceis e baratos são bastante eficazes. Por exemplo, evitar lavar os cabelos com água quente e, na última ducha fazer um enxágue com água fria. Isso mesmo, a temperatura do banho pode ser responsável pela saúde dos seus cabelos, uma vez que a água fria auxilia no fechamento das cutículas do fio, o que os deixa hidratados e brilhantes por mais tempo. Na hora de cortar os cabelos, prefira formas geométricas. Evite linhas retas, porque aumentam o volume nas laterais do cabelo. Corte o cabelo sempre a seco, pois ajuda a definir os cachos.

Se preferir formas mais sociais experimentem o difusor definirá seus cachos ainda mais  Essa extensão do secador pouco usada é capaz de fazer milagres pelos cabelos cacheados, pois definem as ondas e soltam os cachos da raiz à ponta. Agora, se o seu cabelo é o tipo “armadão”, muita calma, basta passar um pouco de leave-in no comprimento dos fios, fazer um coque e esperar secar, se estiver com pressa, o secador com o difusor pode te ajudar. Mas, lembre, a velocidade do ar deve ser sempre em baixa velocidade e em temperatura branda para não agredir os fios 

Cabelos crespos são caracterizados por serem fios finos e normalmente ressecados, isso devido à umidade, sol, vento e tratamentos químicos em geral deixam eles frágeis, esse tipo de cabelo merece cuidado e atenção de maneira redobrada, portanto, é indispensável manter o corte sempre em dia, para que as pontas não fiquem ressecadas não ganhem volume e aspereza. Procure um corte que se adapte melhor ao seu rosto e invista em um corte em camadas, pois esse é o corte especifico para quem tem esse tipo de cabelo, ficará linda; Dara um toque todo especial em suas madeixas. Mais tome cuidados ao escolher o seu profissional (cabeleireiro) não deixe cortar-los molhado porque encolhe e geralmente danifica o formato do seu corte diga a ele o que realmente deseja e espere dele a sinceridade imediatamente, o profissional de sua escolha vai procurar saber tudo o que usa em seu dia-a-dia e fará uma lista de recomendações o que vai beneficiar você mesma na utilização correta de produtos.
Apesar das diferenças, o cuidado diário é essencial, cabelos crespos e cacheados são bem semelhante, quase que imperceptível claro que bem cuidado porque ninguém merece cabelos extremamente ressecados e quebradiços.
As diferenças entre cabelos crespos e cacheados são significativas. A principal delas é que os crespos nascem espiralados desde a raiz. Essa característica torna mais difícil a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios, deixando-os, por conseqüência, muito mais secos. Por isso, são mais difíceis de pentear e mais sujeitos à formação de nós. Portanto deve se hidrata com freqüência três vezes por semana é o ideal pra se notar o verdadeiro valor de seus cachos só quando vc notar a diferença do seu cabelo hidratado é que você poderá diminuir a hidratação “Os cabelos crespos tendem a arrepiar com mais facilidade e apresentar um volume excessivo, principalmente em condições adversas de umidade do tempo, Já os cabelos cacheados nascem lisos na raiz e formam cachos ao longo do fio, por isso tendem a ser menos ressecados que os crespos. “Conhecer a diferença evita-se usar produtos desnecessários ao tipo de cabelo seja crespos ou cacheados.


única maneira de recompensar essa falta de proteção é aplicando shampoo, condicionadores, máscaras hidratantes, entre outros para trazer o brilho e a força de volta, ativando os cachos; Surpreenda você usando produtos sem nenhum tipo de silicone e livres de atrigentes e sal esse tipo de produtos causa deformação ao cabelo natural.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Se você gosta de receitas caseiras, baratas, práticas e inusitadas para cuidar da beleza, vai adorar nossa dica de banho de cerveja para ter cabelos lindos e cheio de brilho.


O que que a cerveja tem

A cerveja tem biotina, uma vitamina muito importante para a saúde capilar, previne queda de cabelo e caspa.
Tem também magnésio, fósforo, potássio, sílica, maltose, proteínas e sacarose, ingredientes que deixam os cabelos mais fortes e brilhosos, graças aos poderes antioxidante, adstringente e hidratante da bebida.
Ótima também para recuperar cabelos danificados. Animou? Então vem!

Banho de cerveja para seus cabelos

Aqueça ligeiramente a cerveja (1 minuto) para retirar todo o álcool. Espere esfriar.
Lave os cabelos normalmente, com uma toalha retire o excesso de água e aplique a cerveja nos cabelos, massageando o couro cabeludo, deixando agir por alguns minutos. Na sequência, lave com água abundante e use um condicionador natural.

Máscara de cerveja para ter cabelos lindos

Misture 1 copo de cerveja já sem álcool, 2 colheres de chá de mel e 4 gotas de limão, passe nos cabelos massageando suavemente, deixe agir por 20 minutos e retire com água morna.
Dicas: A cerveja escura tem mais biotina, já a sem álcool tem mais polifenóis e dispensa o aquecimento.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Tem gente que chama de pesadelo, o arrepio em pessoa… a gente entende, mas não precisa exagerar, né? Afinal o frizz nos cabelos pode até irritar, mas há várias formas de colocar um ponto final nele!

Como acabar com o frizz nos cabelos naturalmente

Lavar corretamente

Evite usar água quente, na hora de lavar os cabelos prefira água fria ou gelada.

Secar sem esfregar

Você lavou corretamente e na hora de secar, pegou uma toalha de banho e começou a esfregar os fios? Hummm o frizz só aumenta com o atrito. Pegue uma toalha de algodão ou uma camiseta velha (também de algodão), cubra os cabelos, e com pequenos apertinhos vá retirando o excesso de água das madeixas, sem esfregar os fios!

Hidratar

Cabelos ressecados são mais suscetíveis ao temido frizz! Faça hidratações periódicas. Você pode acrescentar óleos vegetais poderosos que ajudam a diminuir o frizz, entre eles estão: óleo de coco, abacate, linhaça e argan.

Escolher o shampoo certo

É importante escolher um shampoo adequado ao seu tipo de cabelo e, principalmente, que seja natural! Sim, isto porque a maioria dos shampoos é feita com sulfactantes fortes, óleos minerais e outras substâncias que acabam, a médio e longo prazo, prejudicando os fios, tornando-os muito ressecados.
Shampoos naturais e suaves ajudam a deixar o fio mais hidratado e saudável, combatendo o frizz!

Nada de plástico

Na hora de pentear, escolha pentes de madeira que ajudam a evitar aquele efeito de “eletrização dos fios”. Outra dica muito legal é evitar pentear ou escovar os cabelos secos. A escova também deve ser de madeira e com cerdas naturais.
  • E um plus: quem usa o secador pode colocar 2 gotinhas de óleo de abacate na palma das mãos, esfregar uma na outra e depois, com cuidado, aplicar do meio para as pontas do cabelo antes de secar os fios. O último jato do secador deve ser de ar frio para garantir cabelos sem frizz!


Você certamente conhece a expressão cabelo ruim, mas o que é um cabelo ruim? Um cabelo que foge aos padrões? Quais padrões? Impostos por quem? Cabelo ruim? Tem certeza que existe? Ou o que existe é um preconceito enorme e perpassado por muita ignorância?

É cada vez maior o número de mulheres dispostas a libertar as madeixas da progressiva, dos alisamentos e da chapinha e mostrar que cabelo crespo ou cacheado é lindo! Negras, morenas, loiras e ruivas mostram como os crespos são lindos e reconquistam as páginas das revistas e as ruas. Descubra que ser crespa é libertador e pra lá de lindo!



Quem disse que cabelo bonito é sinônimo de cabelo liso?

Muitas mulheres resolveram se fazer esta pergunta e assim redescobriram que cabelo bonito é cabelo saudável e bem tratado! Este é o primeiro passo para pôr fim as intermináveis horas dedicadas a esticar os fios a qualquer preço e com muitos danos! Isto sem falar que basta uma chuvinha para estragar a mais cuidadosa chapinha e que o fio acaba arrebentando com tanto estica e puxa!

A força da Internet a favor das crespas

Tem muita gente que vem causando sensação na Internet e inspirando milhares de mulheres a abandonar a progressiva e a chapinha e assumir os crespos! Este é o caso da blogueira Rayza Nicácio que já conta com mais de 300 mil seguidores no Facebook. Dona de uma beleza natural estonteante, Rayza conta em seu blog que só passou a assumir os cachos a partir de 2009 e posta vídeos e artigos baseados em sua própria experiência sobre como valorizar os cachos!
Outro exemplo, desta vez com uma pitada de humor, é o grupo no Facebook Faça amor, não faça chapinha! Uma comunidade com mais de 130 mil seguidores que celebra “a liberdade da expressão capilar” com postagem de dicas, fotos, dúvidas e depoimentos! Na home do grupo há uma excelente pergunta: “meu cabelo crespo é ruim pra quem?”
Esta revalorização dos cachos está sendo seguida de perto pela indústria da beleza e se multiplicam produtos e salões dedicados exclusivamente aos cabelos crespos.

Exemplos de crespas e cacheadas famosas

Quer mais inspiração? Ícones de beleza e símbolos de personalidade forte e talento, as atrizes Camila Pitanga, Taís Araújo, Patrícia Pilar, Leandra Leal e Ana Paula Arósio são apenas alguns dos exemplos de como as crespas com os seus cachos são lindas e poderosas! 

Enquanto não descobrimos a fonte da juventude e a pílula da beleza instantânea, o jeito é ir fazendo o que realmente sabemos, cuidando da alimentação, nutrindo bons hábitos, e lançando mão dos recursos naturais e também dos alimentos funcionais para cuidar da nossa saúde e também da beleza.

Nessa pegada, a dica de hoje é: suco para ter cabelos fortes. Vem comigo!

Suco para ter cabelos fortes – a receita!

Para deixar os fios mais resistentes e brilhosos invista no suco de cenoura (vitamina Ee betacaroteno), beterraba (vitamina A, complexo B e minerais), laranja (vitamina C) e amêndoas (zinco e proteína). Todos esses nutrientes favorecem a saúde e beleza capilar, vamos ver como fazer nosso suco!
Bata no liquidificador ½ cenoura média picada ou ralada, ½ beterraba média picada ou ralada, 3 amêndoas cruas e sem sal e 200ml de suco de laranja. Beba logo em seguida, sem coar!
Se tiver problema de queda de cabelo, inclua o pepino (potássioenxofre e manganês) no seu suco embelezador dos fios, ele vai ajudar a combater o problema. Tome o suco 1 vez ao dia por pelo menos 30 dias para começar a ver os resultados.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Os cabelos longos são a preferência das brasileiras e todas querem saber como fazer o cabelo crescer mais rápido! Se você também quer dar uma forcinha para o crescimento dos fios e não sabe o que fazer para o cabelo crescer, não perca a nossa receita de creme natural para o crescimento das madeixas! Veja aqui a receita que ainda ajuda a diminuir a queda de cabelo!

Receita para fazer o cabelo crescer

Quem se pergunta como fazer o cabelo crescer mais rápido vai virar fã deste creme. Os ingredientes são fáceis de achar e ainda ajudam a diminuir a queda de cabelo. Quer saber o que fazer para o cabelo crescer? Olhe a  receita!

Ingredientes

3/4 de xícara de manteiga de karité
1/8 de xícara de óleo de rícino
¼ de xícara de óleo de amêndoas
5 gotas de óleo essencial de alecrim
10 gotas de óleo essencial de menta

Modo de fazer

Em banho-maria, derreta a manteiga de karité e, enquanto isso, em uma panelinha à parte, com fogo baixo, esquente os óleos de rícino e amêndoas, mas não deixe ferver de maneira alguma! Desligue o fogo e misture todos os ingredientes já derretidos, depois acrescente o óleo de alecrim e o de menta. Passe para uma vasilha e bata com batedeira para que tome consistência cremosa. Depois passe para um recipiente de vidro limpo e com tampa, feche deixe esfriar.

Como usar

Para usar, basta dividir o cabelo seco em mechas, aplicar o creme da raiz até as pontas, massagear por 10 minutos e deixar agir por mais 10. Depois é só lavar. Aplique uma semana sim e outra não. Guarde o creme em local seco e arejado, pois assim ele vai durar até 6 meses!
 O cheiro do óleo de rícino é uma polêmica, isto porque há quem o ache desagradável e há quem simplesmente não consiga senti-lo! O fato é que este óleo é poderoso para hidratar e ajudar o fio a ficar mais forte e até a diminuir a queda de cabelo e nesta receita o seu cheiro fica imperceptível, visto que predomina o perfume do óleo de menta.

domingo, 16 de agosto de 2015

Você sempre ouve falar que para manter a saúde dos fios é necessário hidratar, hidratar e hidratar, não é mesmo? Porém, quando o assunto é hidratação, existe bastante diferença entre você usar uma máscara hidratante e usar uma máscara reconstrutora

A máscara reconstrutora é indicada para cabelos frágeis, quebradiços e elásticos, ou seja, é para quando o cabelo precisa ser reconstruído, pois faltam componentes na estrutura do fio.
Por isso se você está com seus fios bem danificados, faz hidratação, e o cabelo não nota melhora, é porque provavelmente está precisando fazer uma reconstrução capilar.

Reconstrução Capilar

O processo de reconstrução deposita nos fios proteínas, aminoácidos e minerais, que são hidratantes essenciais para a estrutura física dos cabelos. Eles tratam as camadas externas dos fios e são responsáveis pelo brilho, maciez e pelo balanço natural das madeixas.
Os resultados da reconstrução capilar podem ser vistos logo nas primeiras sessões: os fios já mostram sinais de recuperação na textura, e ficam mais fortes e resistentes. Mas para garantir a durabilidade do tratamento realizado no salão, é necessário fazer a manutenção em casa com produtos que sejam da mesma linha dos utilizados na reconstrução, assim os ativos reconstrutores permanecem nos fios e prolongam os benefícios da reconstrução capilar.
Se você não quiser fazer a reconstrução capilar em salão, você pode usar máscaras reconstrutoras em casa mesmo.

Qual a função da máscara reconstrutora?

Reconstruir o fio quebradiço e prover nutrientes essenciais para que o fio se recomponha. O nosso cabelo é formado por queratina, que é composta por 19 aminoácidos. As agressões naturais diárias que sofremos (como coloração, descoloração, progressivas, relaxamentos e alisamentos) acabam deixando os fios frágeis. Por isso, a queratina precisa ser reposta.
Toda reconstrução tem queratina na fórmula, mesmo que não esteja explícito na embalagem.
Ingredientes que geralmente estão contidos na máscara reconstrutora: queratina (cisteína e arginina), colágeno, aminoácidos, proteína do trigo e creatina.
Queratina: Proteína condicionante com alto peso molecular, capaz de reter umidade, reestruturando o fio em toda sua extensão.
Complexo Ativo de Aminoácidos: Combinação que possui afinidade com a queratina dos cabelos, fazendo com que se atraiam e os espaços danificados da fibra sejam preenchidos, e então reconstruídos.
Proteína do Trigo: Forma uma película sobre a fibra capilar que auxilia na reparação das escamas de queratina dos fios danificados. Doa corpo, brilho e sedosidade aos cabelos.
Para potencializar o efeito de uma máscara reconstrutora você pode acrescentar queratina líquida no seu creme.

Quando usar a máscara reconstrutora?

A cada 15 dias troque a hidratação pela reconstrução. O excesso de reconstrução faz tão mal quanto não reconstruir, pois o excesso de queratina endurece o fio e o torna como um grafite, facilmente quebrável. Evite usar máscara reconstrutora semanalmente.
  1. Máscara Alfaparf Reconstrutora R$ 31,80
  2. Silicon Mix R$ 69,00
  3. Máscara Reconstrutora Acquaflora R$ 28,90
  4. Máscara de queratina Haskell R$ 23,40
  5. Reconstrutor Vita Seiva Óleo de Argan Ouro Marroquino R$ 14,28
  6. Máscara Reconstrutora Éh R$ 15,90

A hidratação profunda é a mais eficiente de todas, pois contempla nutrientes adicionais em relação aos outros tipos de hidratação. Para que uma hidratação seja 100% eficaz é necessário usar produtos de qualidade e seguir o procedimento correto.

Modo de Fazer

Higienização. Lavar o cabelo de preferência com um xampu anti-resíduo. As escamas dos fios irão se abrir para receber o creme. Após enxaguar, retire o excesso de água com uma toalha, e em seguida use um pouco o secador. Quanto mais seco o cabelo, melhor o produto será absorvido.
Aplicação do creme. Separe em mechas e aplique em pequenas quantidades em todo o comprimento dos fios. Depois de espalhar no comprimento inteiro, massageie o fio, mecha por mecha. A massagem ajuda também na penetração do produto.
Faça algum procedimento para aquecer os fios: pode ser com uma touca de alumínio, ou com uma toalha quente e úmida. Deixe o tempo recomendado pelo fabricante do produto escolhido.
Depois de transcorrido o tempo, tire a touca de alumínio e aguarde mais 5 minutos para que o cabelo esfrie naturalmente.
Enxágue bem. Finalize com condicionador de pH ácido, para fechar bem as cutículas. É extremamente importante fechar bem as cutículas depois da hidratação para que os nutrientes não se percam. Se as cutículas ficarem meio abertas, os nutrientes vão saindo, e a hidratação dura menos tempo.
Opcionalmente, Finalize com leave-in ou silicone. Dá um pouquinho de trabalho, mas fazendo da forma correta o resultado pode ser muito melhor.

Receitas de Hidratação Profunda

  • Receita 1: 3 colheres de creme hidratante + 1 colher de sopa de açúcar cristal + 5 ml de Bepantol líquido.
  • Receita 2: 3 colheres de creme hidratante + 1 colher se sopa de azeite de oliva.
  • Receita 3: 3 colheres de creme hidratante + 1 colher de sopa de mel + uma ampola de Arovit.
  • Receita 4: 3 colheres de creme hidratante + 10 ml de queratina líquida.
  • Dicas de Cremes Hidratantes



Quem já não ouviu falar nas mil e uma utilidades do alecrim? O alecrim é uma das ervas mais completas em termos de benefícios à saúde. Devido às suas propriedades, ele já se tornou frequente objeto de estudo de cientistas.



Também chamada de “erva da alegria”, seus óleos essenciais favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar. O alecrim é muito utilizado como aromatizante de ambientes, por ter odor agradável, e realça os sabores de alimentos como assados, carnes, legumes, molhos e pães. Além disso, o alecrim também traz muitos benefícios para pele e cabelos.

Propriedades Medicinais do Alecrim

O alecrim atua como antiinflamatório, relaxante muscular, fortificante, cicatrizante, antisséptico e bactericida. Outra boa notícia é que a erva possui grandes quantidades de substâncias antioxidantes, capazes de retardar o envelhecimento das células e eliminar toxinas de nosso organismo.
O alecrim ainda é muito rico em vitaminas e minerais, como vitamina B6, vitamina B2, vitamina A, vitamina C, ferro, magnésio, fósforo, zinco, cálcio e outros antioxidantes.
O alecrim ajuda no tratamento de:
  • reumatismo;
  • depressão;
  • cansaço;
  • má circulação;
  • gases intestinais;
  • insônia;
  • dores de cabeça;
  • cólicas menstruais;
  • feridas que precisam ser cicatrizadas.

Benefícios do Chá de Alecrim

  • Por ser estimulante, o alecrim é indicado para controle da tosse e da gripe, além de combater crises de asma. As tosses acompanhadas com catarros também são eliminadas pelo alecrim devido à sua excelente ação expectorante.
  • A planta medicinal também é uma grande amiga para tratar a pressão alta, pois possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea.
  • O alecrim é rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. A ingestão dessas vitaminas e minerais favorece a perda de peso em função da ação diurética. O chá do alecrim é digestivo e sudorífero, o que faz aliviar os sintomas da má digestão. Além disso, auxilia na limpeza do fígado.
  • O chá do alecrim facilita a menstruação e alivia as cólicas menstruais.
  • Doses diárias do chá ou da tintura de alecrim são indicados para redução de gases intestinais, responsáveis pelo incômodo de muitas pessoas, por ter ação carminativa.
  • Conhecido por relaxar os nervos e acalmar os músculos, o alecrim aumenta o fluxo sanguíneo estimulando o cérebro e a memória. Por conter ácido carnósico, um ácido com propriedades antioxidantes essencial para o sistema nervoso, ajuda a lidar com situações de stress. Muito indicado para situações de estafa mental.

Precauções

O consumo do alecrim não deve ser exagerado, já que o excesso pode causar enfermidades como nefrite ou gastroenterite. Além disso, não é recomendado o consumo por gestantes ou pessoas que apresentem um quadro clínico de epilepsia.

Alecrim e o Cabelo

O alecrim é indicado como fortificante do couro cabeludo e como anti-caspa. Para isso, faça um chá bem forte com alecrim e sálvia e junte ao xampu, na proporção de um quarto de chá para um frasco de xampu.
Sabemos que a queda de cabelo pode ser provocada por diversos fatores, mas um dos que mais contribui está relacionado à exposição do nosso corpo aos radicais livres, que provocam envelhecimento acelerado das células e, por consequência, a degeneração do folículo capilar.
O alecrim é extremamente rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres, sendo portanto uma boa opção para combater este tipo de problema.
Além de ajudar na caspa e queda de cabelo, o alecrim também ajuda fortalecer os fios.

Receita Caseira de Chá de Alecrim para o Cabelo

  1. Faça o chá do alecrim bem forte. Uma quantidade boa para usar uma única vez é 50 ml. Para melhorar ainda mais os efeitos, coloque umas 5 gotinhas do óleo essencial de alecrim.
  2. Misture e passe em todo couro cabeludo, massageando bastante.
  3. Deixe agir nos fios pelo menos 30 minutos, em seguida lave os cabelos normalmente. Passe o chá de alecrim nos fios 3 vezes na semana.

sábado, 15 de agosto de 2015

Está com os cabelos fracos, quebradiços, danificados, ressecados, caspa ou queda de cabelo? Então que tal experimentar um óleo que pode ajudar muito nesses problemas? A dica de hoje é o óleo de rícino.


O óleo de rícino é o óleo extraído das sementes da mamona (ricinus communis), uma planta bastante comum em nosso país. As sementes da mamona contém entre 40 e 50% de óleo. A semente em si é tóxica, mas o seu óleo, rico em ácido ricinoleico, não é tóxico (já que a ricina não é solúvel em óleo).
A mamona é muito útil devido à ação antiinflamatórios e antioxidante, tendo diversas aplicações.

O que o Óleo de Rícino Pode Tratar?


  • Queda de cabelo
  • Constipação intestinal
  • Infecções por fungos
  • Distúrbios menstruais
  • Problemas gastrointestinais
  • Acne
  • Enxaqueca
  • Queimaduras de sol
  • Inflamações
A pele também pode ser muito beneficiada com o óleo, já que ele tem efeito emoliente, penetra na pele hidratando-a e estimulando a produção de colágeno e elastina, prevenindo assim, rugas e linhas de expressão. Além disso, trata com eficácia acne, furúnculos, verrugas, pele seca e dermatites.

Benefícios do Óleo de Rícino para os Cabelos

  • Fortalece os fios
  • Combate a queda dos cabelos
  • Combate a quebra do fios
  • Contém vitamina E, minerais e vitaminas que auxiliam no crescimento
  • Ativa a circulação no couro cabeludo
  • Contém propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas
  • Trata pele seca e coceira no couro cabeludo
  • Ajuda no tratamento de calvície e alopécia
  • Diminui caspas (usando na raiz)
  • Hidrata e recupera os fios profundamente
  • Encorpa os fios
  • Sela as cutículas da fibra capilar dando brilho
  • Ajuda manter a hidratação dentro dos fios (sela)

Óleo de Rícino para Hidratar e Nutrir os Fios

Além de tratar o couro cabeludo, o óleo de rícino condiciona e hidrata os cabelos, prevenindo pontas duplas.
Se você faz o cronograma capilar, na fase de nutrição, você pode colocar uma colher de chá de óleo de rícino e 2 colheres de sopa do seu creme hidratante preferido. Se preferir pode adicionar manteiga de Karité. Misture tudo, passe nos cabelos úmidos lavados apenas com shampoo, deixe agir por 20 ou 30 minutos e enxágue.
Para as pontas duplas, misture o óleo de rícino com óleo de coco. Passe a mistura apenas nas pontinhas dos fios, deixe agir por 2 horas e lave os cabelos normalmente. 
Importante: Em consistência, o óleo de rícino é grosso (espesso) e pegajoso; por isso evite passar o óleo puro no comprimento dos fios.

Óleo de Rícino para Queda de Cabelo

O óleo de rícino pode impedir o crescimento de micro-organismos, como bactérias e fungos que podem afetar a saúde do seu couro cabeludo e, assim, ele pode impedir a perda de cabelos.
O óleo de rícino contém muitos compostos naturais altamente benéficos que estimulam o crescimento capilar, e embora não seja uma panaceia contra a calvície, pode ser utilizado como um tratamento coadjuvante para amenizar a perda de cabelo e fazer os cabelos crescerem mais espessos e fortes.
Se a perda de cabelos for devido a  fatores genéticos, o uso de óleo de mamona como um tratamento de queda de cabelo não vai curar o problema. Porém, pode sim ajudar a minimizar a taxa de queda.

Como o óleo de rícino estimula o crescimento capilar?

O óleo de rícino, quando aplicado e massageado diretamente sobre o couro cabeludo, estimula o crescimento de um cabelo forte e saudável, pois ele melhora a circulação sanguínea, o que é vital para estimular o crescimento do cabelo.
Contém ácido graxo omega 6 que estimula o couro cabeludo e folículos pilosos, fortalecendo os fios, de modo que quando eles crescerem, ficarão menos frágeis.
A aplicação não requer nenhum preparo especial: basta utilizar o óleo de rícino diretamente no couro cabeludo, massageando os cabelos por mais ou menos 5 minutos. Após isso, colocar uma touca plástica e deixar o produto agir por algumas horas. Depois lave os cabelos normalmente.