O óleo de rícino é o óleo extraído das sementes da mamona (ricinus communis), uma planta bastante comum em nosso país. As sementes da mamona contém entre 40 e 50% de óleo. A semente em si é tóxica, mas o seu óleo, rico em ácido ricinoleico, não é tóxico (já que a ricina não é solúvel em óleo).
A mamona é muito útil devido à ação antiinflamatórios e antioxidante, tendo diversas aplicações.
O que o Óleo de Rícino Pode Tratar?
- Queda de cabelo
- Constipação intestinal
- Infecções por fungos
- Distúrbios menstruais
- Problemas gastrointestinais
- Acne
- Enxaqueca
- Queimaduras de sol
- Inflamações
A pele também pode ser muito beneficiada com o óleo, já que ele tem efeito emoliente, penetra na pele hidratando-a e estimulando a produção de colágeno e elastina, prevenindo assim, rugas e linhas de expressão. Além disso, trata com eficácia acne, furúnculos, verrugas, pele seca e dermatites.
Benefícios do Óleo de Rícino para os Cabelos
- Fortalece os fios
- Combate a queda dos cabelos
- Combate a quebra do fios
- Contém vitamina E, minerais e vitaminas que auxiliam no crescimento
- Ativa a circulação no couro cabeludo
- Contém propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas
- Trata pele seca e coceira no couro cabeludo
- Ajuda no tratamento de calvície e alopécia
- Diminui caspas (usando na raiz)
- Hidrata e recupera os fios profundamente
- Encorpa os fios
- Sela as cutículas da fibra capilar dando brilho
- Ajuda manter a hidratação dentro dos fios (sela)
Óleo de Rícino para Hidratar e Nutrir os Fios
Além de tratar o couro cabeludo, o óleo de rícino condiciona e hidrata os cabelos, prevenindo pontas duplas.
Se você faz o cronograma capilar, na fase de nutrição, você pode colocar uma colher de chá de óleo de rícino e 2 colheres de sopa do seu creme hidratante preferido. Se preferir pode adicionar manteiga de Karité. Misture tudo, passe nos cabelos úmidos lavados apenas com shampoo, deixe agir por 20 ou 30 minutos e enxágue.
Para as pontas duplas, misture o óleo de rícino com óleo de coco. Passe a mistura apenas nas pontinhas dos fios, deixe agir por 2 horas e lave os cabelos normalmente.
Importante: Em consistência, o óleo de rícino é grosso (espesso) e pegajoso; por isso evite passar o óleo puro no comprimento dos fios.
Óleo de Rícino para Queda de Cabelo
O óleo de rícino pode impedir o crescimento de micro-organismos, como bactérias e fungos que podem afetar a saúde do seu couro cabeludo e, assim, ele pode impedir a perda de cabelos.
O óleo de rícino contém muitos compostos naturais altamente benéficos que estimulam o crescimento capilar, e embora não seja uma panaceia contra a calvície, pode ser utilizado como um tratamento coadjuvante para amenizar a perda de cabelo e fazer os cabelos crescerem mais espessos e fortes.
Se a perda de cabelos for devido a fatores genéticos, o uso de óleo de mamona como um tratamento de queda de cabelo não vai curar o problema. Porém, pode sim ajudar a minimizar a taxa de queda.
Como o óleo de rícino estimula o crescimento capilar?
O óleo de rícino, quando aplicado e massageado diretamente sobre o couro cabeludo, estimula o crescimento de um cabelo forte e saudável, pois ele melhora a circulação sanguínea, o que é vital para estimular o crescimento do cabelo.
Contém ácido graxo omega 6 que estimula o couro cabeludo e folículos pilosos, fortalecendo os fios, de modo que quando eles crescerem, ficarão menos frágeis.
A aplicação não requer nenhum preparo especial: basta utilizar o óleo de rícino diretamente no couro cabeludo, massageando os cabelos por mais ou menos 5 minutos. Após isso, colocar uma touca plástica e deixar o produto agir por algumas horas. Depois lave os cabelos normalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário