sábado, 17 de setembro de 2016

Será que sua queda de cabelo está sendo ocasionada pelo estresse?? . . .


Segundo especialistas, o estresse pode denunciar uma queda provisória, impulsionada por um momento em que os níveis de tensão estão mais altos, ou até mesmo uma antecipação da calvície para quem tem pré-disposição a perder os fios.
Em situações muito extremas o estresse provoca a queda de todos os cabelos. Ele compromete o nosso sistema circulatório periférico, afetando a fixação dos fios. Altas taxas do hormônio cortisol no organismo, resultado de estresse agudo, também está na lista dos fatores que influenciam na queda de cabelo.
Como combater a perda de cabelos?
Não há solução milagrosa quando a queda dos fios é provocada pelo estresse. O relaxamento, a prática de exercícios físicos para diminuir a ansiedade e aumentar a produção de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar) e uma rotina menos atribulada são apontados como os pilares do tratamento, que sempre devem ser acompanhados por um médico.

Familiarize-se com os tipos de perda de cabelo relacionados ao estresse.Existem três tipos principais de perda de cabelo relacionada ao estresse, sendo eles:
  • Eflúvio telógeno: Com eflúvio telógeno, o estresse pode colocar vários folículos capilares em uma fase de repouso, interrompendo seu crescimento. Após vários meses, o cabelo dos folículos afetados pode começar a cair de repente, em maior volume do que o normal. Isso é possivelmente o tipo mais comum de perda de cabelo relacionada ao estresse.
  • Alopecia areata: Com alopecia areata, o sistema imunológico se volta sobre os folículos capilares e faz com que o cabelo caia às vezes em grandes pedaços. Pode haver vários fatores que causam este tipo de perda de cabelo, e o estresse é suspeito de ser um deles.
  • Tricotilomania: Esta condição é muito diferente do que os dois anteriores, uma vez que envolve uma pessoa compulsivamente puxando seu próprio cabelo. Uma pessoa geralmente desenvolve esta condição como um método de lidar com o estresse, ansiedade, depressão, solidão ou tédio.
  • Saiba que o cabelo crescerá por conta própria. Se a perda de cabelo for de fato causada por estresse, o principal foco do tratamento deve ser minimizar ou eliminar o estresse.
    • Então, uma vez que a tensão for removida, o cabelo deve voltar a crescer por conta própria sem a necessidade de medicamentos ou tratamentos.
    • O importante é ter paciência. O ciclo de crescimento do cabelo leva tempo e pode levar meses antes de você vir uma melhoria significativa.
    • Basta fazer o seu melhor para evitar se estressar com a situação, pois isso só vai piorar as coisas. Tenha fé na habilidade de seus folículos capilares de se renovarem e você ficará bem.
Fica a dica mulherada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário