Seus cabelos amanhecem frequentemente embaraçados, armados e sem brilho? Com alguns cuidados extras, é possível dar adeus à ditadura dos cabelos presos ou alisados e assumir a beleza crespa.
Rotina de cuidados
Formado pelo suor e pela oleosidade natural do couro cabeludo, o manto hidrolipídico escorre pelos fios, mantendo-os protegidos e hidratados. Porém, as curvas dos cabelos crespos dificultam esse processo natural e, exatamente por isso, esse tipo de cabelo precisa ser tratado com mais frequência. Os cachos também impedem o transporte dos nutrientes por todo o comprimento, prejudicando a hidratação.
Para minimizar o aspecto ressecado, é fundamental cuidar dos cabelos diariamente. Na lavagem, evite usar água muito quente e produtos com alto potencial detergente, e dê preferência aos indicados para cabelos crespos, mais nutritivos e hidratantes. Deixar os fios secarem naturalmente também é importante para manter a cabeleira hidratada. Se não for possível fugir dessa etapa na hora de se produzir, ao menos use um protetor térmico nos fios e regule o secador na temperatura média.
Além disso, é fundamental utilizar produtos de tratamento intensivo, à base de queratina ou com óleos de argan, ojon e abacate em sua composição. Agentes impermeabilizantes, como silicones e seus derivados, também ajudam a manter os cabelos crespos saudáveis, já que criam uma película protetora em torno dos fios, impedindo a perda de água. O ideal é hidratá-los semanalmente com uma boa máscara, feita em casa ou no salão.
Tratamentos poderosos
Os salões também oferecem alguns procedimentos que tratam as necessidades específicas dos cabelos cacheados e garantem efeito imediato de hidratação.
Anti-stress capilar: a técnica nutre e fecha as cutículas dos fios. Consiste na aplicação de um fluido rico em proteínas e vitaminas em todo o cabelo seco. Então, utiliza-se a prancha de ultrassom de cinco a seis vezes em cada mecha, para potencializar a penetração do produto. Em seguida, os cabelos são enxaguados. O tratamento deve ser repetido a cada 15 dias.
Hidratação de neon: feito com produtos à base de óleo de jojoba e melaleuca, aplicados sobre o cabelo seco. Em seguida, os fios são banhados por uma luz verde, emitida por um aparelho conhecido como Airflex Led. O procedimento proporciona brilho e hidratação e ajuda na regeneração da fibra do cabelo, servindo também como bactericida. O procedimento é feito em quatro sessões, sempre com uma semana de intervalo.
Amino apple: ideal para selar e nutrir os fios, o tratamento à base de aminoácidos ajuda a controlar o frizz e a definir os cachos. Na técnica, os cabelos são higienizados e, em seguida, secos por completo. Na sequência, aplica-se uma máscara hidratante que age por 20 minutos. Depois, basta enxaguá-los. O resultado dura até dois meses.
Para aplicar em casa
Ainda que as receitas caseiras apresentem menor quantidade de princípios ativos, se comparadas aos produtos industrializados e indicados por dermatologistas, recorrer aos tratamentos naturais é mais uma alternativa para dar vida aos cabelos crespos. Porém, é importante que os ingredientes utilizados sejam frescos e que a máscara seja aplicada logo após o preparo. Sugiro uma receita prática para hidratar os cachos.
Ingredientes: meio abacate, uma clara de ovo e um copo (200ml) de água
Preparo e aplicação: descarte a casca e a semente do abacate, pique a polpa da fruta em pedacinhos e separe em um recipiente. Acrescente a clara do ovo e a água. Bata tudo no liquidificador, até conseguir uma pasta homogênea. Aplique generosamente nos cabelos previamente umedecidos, a partir da raiz em direção às pontas. Deixe o produto agir por aproximadamente 20 minutos. Em seguida, enxague abundantemente com água fria ou em temperatura ambiente. A fórmula pode ser utilizada uma vez por semana.
Benefícios: O óleo de abacate adere à haste e aumenta a absorção de água pelo fio, evitando o ressecamento. A clara do ovo, por sua vez, é rica em albumina, proteína que protege e ajuda a fixar o tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário