domingo, 5 de julho de 2015

Como cuidar de cabelos cacheados para que eles sempre fiquem muito bonitos? Você ama seus cachos e quer distância dos produtos altamente químicos? É possível!

Shampoos e condicionadores para cabelos cacheados:
Se você tem cabelos cacheados, você tentou usar, sem dúvida, um número infinito de produtos.
Cabelo cacheado é mais propenso a danos, do que outros tipos de cabelos (especialmente se for tingido), então o que você deve fazer é usar um shampoo e condicionador projetado para cabelos secos, ou danificados.
Como os cabelos cacheados devem ser lavados?
Não importa qual o shampoo que você usa. Lavar demais o cabelo pode trazer complicações ao couro cabeludo e também aos fios! Fazer muitas escovações, e utilizar um secador para mantê-los mais soltos, provoca mais danos.
Para prevenir o ressecamento, concentre seus esforços numa lavagem mais suave no couro cabeludo, em seguida, lave suavemente as extremidades do cabelo.
Aplicação do condicionador ou hidratação:
Jamais passe condicionador no couro cabeludo, deixe o creme longe, pois o surgimento de caspas e oleosidade podem aparecer facilmente!

Se depois de tomar banho o ralo do banheiro, a escova e o pente ficam cheios de cabelos é sinal de que existe alguma coisa errada. Você pode estar com queda de cabelo ou fios quebradiços. É comum, porém, que as pessoas confundam essas duas coisas.
Queda é um problema interno dos fios. Existem vários fatores que podem levar à queda de cabelo, entre eles problemas hormonais, nutricionais, estresse, genética, pílula anticoncepcional, doenças específicas entre outros.
Já a quebra de cabelo acontece quando o fio não cai pela raiz e sim sofre alguma alteração que o deixa enfraquecido. Mudanças bruscas de temperatura, o cloro da piscina e processos químicos podem deixar os fios quebradiços.
As hidratações são essenciais e servem para ajudar a recuperar os aminoácidos, moléculas que compõem as proteínas dos fios. Fazer sua reposição é importante para recuperar a saúde dos fios e seu crescimento.
Outra recomendação importante é que se evite passar por dois processos químicos ao mesmo tempo, como tinturas e alisamentos. É importante que se estipule um intervalo maior a cada coloração, por exemplo, para preservar a cutícula dos fios.
O que fazer antes de tingir o cabelo?

É importante hidratá-lo. Sem a hidratação, os fios que estão porosos perdem a cor com maior facilidade.

E a manutenção?

Em cabelos bem danificados, o ideal é fazer hidratação a cada 15 dias. Uma forma de aumentar o intervalo dos retoques de raiz é fazer luzes. Em tons mais claros, elas escondem os fios brancos por até três meses.

Lavar o cabelo todos os dias faz com que a cor saia mais rápido. Dar um intervalo de um dia entre as lavagens ajuda bastante. Porém, caso possua cabelos oleosos e tenha a necessidade de lavá-los todos os dias siga as dicas:

• Tenha sempre produtos específicos para cabelos coloridos;

• Prefira produtos com pH balanceado, que ajudam a regular o pH do cabelo;

• Tenha um xampu ideal para o seu tipo de cabelo, seja oleoso, seco ou misto;

• Use um xampu desamarelador uma vez por semana nos fios loiros!
Como saber qual é a hora certa de cortar o cabelo?

As pontas dos seus cabelos embaraçam muito? Esse pode ser um dos sinais de que é hora de encarar a tesoura.


Quando nem a escova deixa os fios modelados:

Se nem escovando os cabelos eles ficam modelados, é hora de cortar um pouco.

Quando resseca com facilidade:

Se você tem cabelo longo e fica muito tempo sem cortá-lo, já deve ter percebido que os fios ficam mais secos e ásperos. Esse é um sinal típico de desidratação, pois a oleosidade natural da raiz não consegue chegar às pontas. Para melhorar, só mesmo cortando. 


Por que os cabelos dão nós?

Quem tem cabelo fino sabe que basta um vento para que os fios embaraçarem e rapidamente formem os temidos nós. Fatores climáticos e físicos como sol, chuva e poluição não são os únicos vilões dos entrelaçamentos indesejáveis. Processos químicos de tinturas, descoloração, alisamento, cabelos presos com elásticos e o uso do secador em excesso. 

E qual seria a razão desse acontecimento? Existem muitas razões. O cabelo embaraça porque as cutículas dos fios estão abertas, em uma espécie de escama de peixe, o que favorece a união dos fios e o surgimento dos benditos nós.

Diga NÃO aos nós!

O uso do shampoo inadequado, com ph alcalino acima de 6,5 e sal na fórmula, contribuem para a formação dos nós. Outros sinais de atenção que provocam o embaraço são tingir os cabelos em um intervalo curto de tempo, menos de 30 dias, adotar dois processos químicos simultaneamente, como alisar e descolorir, deixar o secador de cabelo ou chapinha em temperaturas muito elevadas e prender os cabelos ainda molhados.

Veja algumas dicas que você pode adotar para reduzir os nós :

• Penteie o cabelo ainda seco, antes mesmo de entrar no banho;

• Dê preferência a xampus, condicionadores e finalizadores adequados para cada tipo de fio;

• Mantenha os cabelos sempre hidratados;

• Utilize produtos com formulações que contenham lipídios, como ceramidas e óleos vegetais, pois eles ajudam na lubrificação das cutículas, propiciando fios mais soltos;

• Procure enxaguar os fios sempre com água fria, o que facilita o fechamento da cutícula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário