quarta-feira, 29 de julho de 2015

Houve um tempo em que quanto mais armado fosse o penteado, melhor. Mas hoje parece que esticar o cabelo a qualquer custo tornou-se uma obsessão.

“É a tua aparência, o teu cartão de visita. Você tem que estar bonita”, diz uma adepta da escova. 

 Como o cabelo fica liso
Cada fio de cabelo de nossa cabeça se divide em três partes: cutícula, córtex e medula. Toda a estrutura é recoberta por uma proteína chamada queratina. As substâncias usadas na escova progressiva agem sobre essa proteína. Elas quebram as cadeias de queratina, e é isso que faz o cabelo ficar liso. 


“Os produtos usados são vários, mas, por uma questão de preço, o formol entrou neste mercado. Mas ele tem riscos que os outros não têm”, informa o presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo, Valcinir Bedin. 


A lei diz que o formol só pode ser usado nesse tipo de alisamento na concentração de 0,2%. Mas, na prática, a dose aplicada nos salões de beleza é muito maior. “Essa concentração chega a ser, aproximadamente, 50 vezes mais do que a permitida”.
 Relaxamento
O resultado é uma agressão muito grande ao cabelo e um risco à saúde. Uma opção mais suave é o relaxamento. 


“Relaxamento é uma ‘escovinha’. Quando você faz um amaciamento, ou um relaxamento, você está fazendo um alisamento, mas não tão agressivo quanto você faz numa escova”, diz o presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo.

Quem quer fugir do formol pode usar produtos como o tioglicolato, guanidina ou amônia. Todos eles têm efeito semelhante. Além disso, hoje em dia, essas substâncias ganharam sabores exóticos, que não têm efeito algum, só servem para disfarçar o cheiro forte. “São escovas de chocolate, escovas de mel, de açúcar”, enumera Bedin.

“É escova de maionese, é cada absurdo. Eu, particularmente, não gosto. Fica uma coisa muito chapada no formato do crânio, não é uma coisa, sabe, sexy”, diz o cabeleireiro Marco Antônio Di Biaggi. Ele prefere o método tradicional.


A chapinha tende a ressecar o cabelo. Por isso, use sempre creme hidratante depois de alisar.
 Sintomas de alerta
No caso da escova progressiva, fique atenta aos sintomas de uma possível alergia: se sentir coceira, ardência, se aparecerem manchas vermelhas no couro cabeludo, procure um médico. 


“Procure usar, realmente, só produtos que tenham o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitárfia (Anvisa), do Ministério da Saúde”.

Mas a grande dica de quem entende do assunto é: mulheres, assumam seus cachos! 


“Uma mulher que assume as suas madeixas, a sua cascata de cachos, tem uma chance muito maior de se dar bem no quesito paquera ou sedução”, garante Marco Antônio Di Biaggi.

“A grande beleza da espécie humana é a diversidade”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário