A primeira coisa que todas devem ter na cabeça: NENHUMA hidratação vai recuperar seus fios imediatamente e irreversivelmente. Todo o processo deve ser refeito semanalmente, até vocês verem que o cabelo está “segurando” mais os nutrientes.
A pontas porosas, ou seja, o cabelo com as escamas abertas, não conseguem fixar os nutrientes e por isso fica mais feio a cada dia que passa sem lavar e hidratar.
Essa hidratação simplesmente fornece ao cabelo o que ele precisa, e com o tempo você vai descobrindo qual produto tem mais afinidade com seu cabelo e as necessidades dele.
Dessa vez, esse cabelo estava elástico e muito ressecado nas pontas. O cabelo dela tem progressiva, então a coisa tava feia, minha gente:
Bora simplificar a coisa? Na nova mistureba tem:
- RMC Amend- Repositor de Massa Capilar. Há vários cremes com o mesmo propósito no mercado. Se você não tiver esse em mãos, use qualquer outra máscara hidratante.
- Azeite de oliva – Fornece lipídeos ao cabelo, assim o efeito sedoso e hidratado permanece por mais tempo. Você pode usar qualquer óleo 100% vegetal.
- Queratina – Componente básico dos fios, mas devemos usar com cuidado para que não haja excessos. Usei a da Bioextratus, ela é líquida e muito fácil de achar.
- Bepantol – Tem a propriedade de “segurar” a água no cabelo, ou seja, o efeito higroscópico mantém a hidratação por mais tempo e ajuda a selar as cutículas danificadas.
Coisas que você pode usar a mais nas suas hidratações caseiras:
- Glicopan pet – Produto veterinário, que muitas pessoas usam como polivitamínico pro cabelo. É só misturar ao creme e aplicar longe da raíz
- Mel – As ceras (lipídeos) do produto também auxiliam na selagem das pontas. Pode aplicar puro e lavar em seguida ou misturar a uma máscara
- Vitaminas e Ceramidas – Aquelas ampolas de farmácia, sabe? Compre várias, adicione à mistura e seja feliz
Por que funciona?
Cabelo MUITO danificado, como os elásticos necessitam repor sua massa, ou seja, sua estrutura básica. Fornecendo essas misturas, você vai nutrindo aos poucos.
MAS ATENÇÃO: Só faça essa hidratação com frequência se você está com os cabelos realmente danificados, e nunca aplique próximo à raíz, ok?
Esclareceu, gente? Bora lá?
Não fiz uma medida exata, mas se eu fosse aproximar a quantidade em colheres, seria algo como:
- 5 colhares de sopa de RMC
- 6 c. azeite
- 3 c. bepantol
- 2 c. queratina
Misture tudo, e passe nos fios SECOS, dando ênfase nas pontas mais agredidas. Não passe o produto na raíz.
Deixe agir por uns 20 minutos e lave com shampoo normal, depois hidrate com sua máscara preferida e enxágue.
Você também pode aplicar a mistura após a lavagem com um shampoo anti-resíduo, mas não acho que faça muita diferença, sabe?
Antes e depois:
Vejam que as pontas não melhoraram 100%, lembrem-se de que é um processo gradual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário