terça-feira, 5 de maio de 2015

Ser loira está cada vez mais em alta.

 O mercado inovou em descolorantes, oxigenadas, métodos de pintura, etc. Mas um grande perigo ronda as madeixas. Graças à facilidade de encontrar produtos pela internet, muitas pessoas aderem à ideia de fazer, por conta própria, tais procedimentos de descoloração dos fios.
Um dos riscos desta “aventura” é o corte químico. Ele ocorre quando há uma desestruturação da fibra capilar, os cabelos ficam tão fragilizados que se partem e caem. O corte químico pode ocorrer por alguns motivos, como excesso de alisamentos, luzes e mechas feitas com o cabelo fragilizado por outro processo químico anterior, por erros de aplicações dos produtos, etc.
Outro risco de descolorir os cabelos em casa é de manchar as madeixas. Caso isso aconteça,  é sempre é necessário escurecer o cabelo. “Querer igualar o cabelo com uma cor mais clara, vai manchar ainda mais os fios, pois tinta não clareia tinta”, explica.

Em alguns casos, é possível reverter o problema com uma limpeza de cor, o processo é usado para suavizar tom a tom do cabelo, podendo assim, fazer a correção da mancha. Mas em outros casos, para igualar o tom, é preciso cobrir os fios com uma cor um pouco mais escura. Neste caso, pode ser feito algumas mechas mais claras no cabelo. Mas, isso depende do estado atual dos fios. “Pode-se cobrir com uma cor e abrir mechas, mas isso depende do estado atual do cabelo. Quase sempre, este cabelo precisará de ‘tratamento de choque’ antes de fazer outro procedimento químico”.
Ainda há pessoas que não podem fazer o procedimento de descoloração. “Cabelos alisados ou relaxados com produtos a base de hidróxido, seja ele guanidina, lítio ou sódio. Esses cabelos não devem passar por processo de descoloração, devido à incompatibilidade entre as químicas. Também não é aconselhável fazer descoloração em cabelos que estão danificados, pois pode provocar quebra dos fios. Aconselho fazer um tratamento pré-química, para fortalecer”.
Para reconhecer um bom profissional, deve-se prestar atenção em suas ações antes de realizar o procedimento químico. Em primeiro lugar, ele deve avaliar a saúde dos fios e fazer o teste de mecha. Também é muito importante que o profissional oriente a cliente na manutenção dos cabelos após o procedimento.
A profissional finaliza orientando os cuidados que devem ser tomados depois da descoloração. “Use produtos específicos para cabelos coloridos ou com luzes e mechas, pois esses produtos contém substâncias hidratantes que realçam e garantem a cor alcançada por mais tempo. Como a descoloração tende a ressecar os fios, deixando-os opacos, secos e ásperos, é fundamental fazer hidratações. Elas podem ser feitas em casa ou no salão. Por fim, não dispense uma boa cauterização para uma recuperação efetiva e intensa dos fios”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário