As tranças também são uma ótima opção para quem pretende fazer a transição para Natural e não consegue enfrentar a dificuldade de tratar um cabelo em processo de transição ou não quer fazer o Big Chop!
Há quem diga que as tranças estimulam o crescimento do cabelo, no entanto isso não é bem verdade! O que as tranças fazem é protegerem o cabelo das 'más tentações' que temos, por isso o comprimento aumenta e achamos que foram as tranças que fizeram o milagre todo!
As tranças trazem estes benefícios todos, mas podem atrapalhar-nos um pouco se quisermos hidratar o cabelo, isto é, estarmos numa Jornada de Cabelo. E é para isso que estou aqui, para ajudar-te nesta parte. Mas vais ver que cuidar de um cabelo com tranças não é nada mais nada menos do que cuidar de um cabelo sem tranças.
As tranças trazem estes benefícios todos, mas podem atrapalhar-nos um pouco se quisermos hidratar o cabelo, isto é, estarmos numa Jornada de Cabelo. E é para isso que estou aqui, para ajudar-te nesta parte. Mas vais ver que cuidar de um cabelo com tranças não é nada mais nada menos do que cuidar de um cabelo sem tranças.
Como lavar as tranças?
- Quando fores lavar, para ser mais fácil, podes optar por dividir as tranças em 4 secções. Deixa uma das secções solta e prende as outras três com ganchos ou molas.
- Usa um shampoo sulfate-free (ou usa um shampoo em spray próprio para tranças... vendem nas lojas de produtos africanos). Começa por aplicar o shampoo na primeira secção no couro cabeludo, massaja bem e depois toma especialmente atenção a lavares o inicio das tranças (se estiveres com tranças postiças, foca-te a lavar bem o 'nó' onde o postiço é começado a trançar, porque é aí que a sujidade se concentra toda!). A seguir lava o resto das tranças. Vai aplicando o shampoo de secção em secção.
- Uma vez por semana faz tratamentos com máscaras como fazes ao cabelo sem tranças. Uma semana usa uma máscara hidratante mais um óleo natural e na outra semana usa uma máscara de proteínas mais um óleo natural. Depois do shampoo com o cabelo já dividido em 4 secções, num recipiente mistura um pouco da máscara e uma/duas colheres de sopa do óleo natural, aplica a junção dos ingredientes em cada secção das tranças. Nunca apliques a máscara no couro cabeludo, só unicamente nas tranças! Depois aplica apenas o óleo natural no couro cabeludo massajando-o bem. No fim prende o cabelo com molas ou ganchos e cobre as tranças com uma touca de alumínio/plástico. Permanece assim durante 30 a 40 minutos, depois enxagua.*
- No resto dos dias em que não fazes tratamentos e só usas um condicionador normal, basta aplicá-lo nas tranças (nunca no couro cabeludo!). Deixa o condicionador por 3-4 minutos e enxagua.
- Podes também fazer Co-wash. Em vez de começares por lavar o cabelo com o shampoo, faz só o passo de usar um condicionador normal. O Co-wash vai ajudar as tranças a ficarem mais hidratadas.
- Quando acabares de lavar, enrola uma toalha à volta das tranças e permanece assim durante 10 minutos. A toalha irá absorver toda a água das tranças.
- *Dica: Se depois do tratamento com a máscara, ao enxaguares a máscara não sair completamente, utiliza uma toalha molhada/úmida quente para ajudar a remover.De quanto em quanto tempo devo lavar as tranças?
- Lavar as tranças frequentemente pode levá-las rapidamente a ficarem "estragadas". Portanto deves lavar com shampoo uma vez por semana, contudo se sentires o couro cabeludo muito sujo lava mais do que uma vez. Podes fazer Co-wash uma vez por semana também.
- Qual é o passo seguinte depois de lavar as tranças?
- Quando acabas de lavar e já secaste parcialmente as tranças com a toalha, deves aplicar um leave-in para mantê-las hidratadas.
- Aconselho-te a usar um leave-in em spray. Um leave-in em spray será melhor absorvido pelas tranças e a aplicação não é difícil como um leave-in em creme, que provavelmente irá deixar resíduos brancos, porque não vai ser bem absorvido e irá danificar-te as tranças mais rapidamente. Como bons exemplos de leave-in em spray, tens o Revlon Equave 2 Phase, o Mane N Tail, o Creme of Nature Argan Oil (contém algumas proteínas) e o Aphogee Keratin Green Tea (contém algumas proteínas).
- Um bom leave-in caseiro, é um leave-in feito com água, glicerina, sumo de aloe vera e óleo de coco ou azeite. Arranja uma embalagem em spray (vendem nas lojas chinesas), junta 4 partes de água, 1 parte de Glicerina, 2 partes de sumo de Aloe Vera e 1 parte de óleo de coco ou azeite (a mistura do óleo de coco ou azeite no leave-in é facultativa). A Glicerina é um humectante por isso é óptima para manter a hidratação no cabelo, especialmente na altura de Inverno! O sumo de Aloe Vera também tem muitos benefícios como: hidratar o cabelo, prevenir a queda de cabelo, combater a caspa, manter o nível de pH do cabelo estável, etc... O sumo de Aloe Vera pode ser comprado nas lojas Celeiro e penso que também nas Ervanárias. Este leave-in caseiro pode também ser aplicado no couro cabeludo.
- A seguir ao leave-in aplica um pouco de um óleo natural nas tranças para selar, mas basta só um pouquinho.
- Quanto tempo no máximo posso ficar com tranças postiças?
- No máximo dos máximos um mês e meio/dois meses. O aconselhável é ficar apenas um mês.
O que devo fazer depois de tirar as tranças?- Depois de tirares as tranças, aconselho-te a ficar pelo menos uma semana com o cabelo ao natural (sem fazeres tranças).
- Durante esse tempo lava o cabelo muito bem com um Clarifying Shampoo (Champô anti-resíduos), faz um tratamento com uma máscara de proteínas e a seguir uma máscara hidratante. Se lavares só uma vez, usa as duas máscaras numa só lavagem. Se lavares duas vezes nessa semana, num dia faz um tratamento com proteínas e noutro dia com uma máscara hidratante.
- Usa um leave-in em creme e sela com um óleo natural.
Atenção: Se quiseres desfrisar o cabelo, deves esperar pelo menos 2 semanas até trançares! Muito importante este aviso! Um cabelo recém-desfrisado e trançado pode estar sujeito a partir-se ou a ficar muito fraco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário