sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Estar numa Hair Journey com o cabelo trançado pode ser um processo um pouco complicado, mas não tanto como talvez estejas a pensar. É possível estar numa Jornada de Cabelo e usar tranças!

As tranças são consideradas um protective style para o cabelo. Protegem-te da tentação de desfrisares ou pintares, ou seja do uso de químicos, de quereres alisar o cabelo com alisadores/chapinhas regularmente (o calor é um péssimo inimigo para o cabelo), e ainda protegem as pontas!

As tranças também são uma ótima opção para quem pretende fazer a transição para Natural e não consegue enfrentar a dificuldade de tratar um cabelo em processo de transição ou não quer fazer o Big Chop!
Há quem diga que as tranças estimulam o crescimento do cabelo, no entanto isso não é bem verdade! O que as tranças fazem é protegerem o cabelo das 'más tentações' que temos, por isso o comprimento aumenta e achamos que foram as tranças que fizeram o milagre todo!

As tranças trazem estes benefícios todos, mas podem atrapalhar-nos um pouco se quisermos hidratar o cabelo, isto é, estarmos numa Jornada de Cabelo. E é para isso que estou aqui, para ajudar-te nesta parte. Mas vais ver que cuidar de um cabelo com tranças não é nada mais nada menos do que cuidar de um cabelo sem tranças.
Como lavar as tranças?

  • Umas horas antes de lavares ou mesmo no dia anterior, aplica um pouco de JBCO ou óleo de coco em todo couro cabeludo, especialmente nas bordas da frente onde as tranças são mais apertadas e o cabelo fica mais fraco e sensível.

    • Quando fores lavar, para ser mais fácil, podes optar por dividir as tranças em 4 secções. Deixa uma das secções solta e prende as outras três com ganchos ou molas. 
    • Usa um shampoo sulfate-free (ou usa um shampoo em spray próprio para tranças... vendem nas lojas de produtos africanos). Começa por aplicar o shampoo na primeira secção no couro cabeludo, massaja bem e depois toma especialmente atenção a lavares o inicio das tranças (se estiveres com tranças postiças, foca-te a lavar bem o 'nó' onde o postiço é começado a trançar, porque é aí que a sujidade se concentra toda!). A seguir lava o resto das tranças. Vai aplicando o shampoo de secção em secção. 
    • Uma vez por semana faz tratamentos com máscaras como fazes ao cabelo sem tranças. Uma semana usa uma máscara hidratante mais um óleo natural e na outra semana usa uma máscara de proteínas mais um óleo natural. Depois do shampoo com o cabelo já dividido em 4 secções, num recipiente mistura um pouco da máscara e uma/duas colheres de sopa do óleo natural, aplica a junção dos ingredientes em cada secção das tranças. Nunca apliques a máscara no couro cabeludo, só unicamente nas tranças! Depois aplica apenas o óleo natural no couro cabeludo massajando-o bem. No fim prende o cabelo com molas ou ganchos e cobre as tranças com uma touca de alumínio/plástico. Permanece assim durante 30 a 40 minutos, depois enxagua.*
    • No resto dos dias em que não fazes tratamentos e só usas um condicionador normal, basta aplicá-lo nas tranças (nunca no couro cabeludo!). Deixa o condicionador por 3-4 minutos e enxagua.
    • Podes também fazer Co-wash. Em vez de começares por lavar o cabelo com o shampoo, faz só o passo de usar um condicionador normal. O Co-wash vai ajudar as tranças a ficarem mais hidratadas.
    • Quando acabares de lavar, enrola uma toalha à volta das tranças e permanece assim durante 10 minutos. A toalha irá absorver toda a água das tranças.


       
    • *Dica: Se depois do tratamento com a máscara, ao enxaguares a máscara não sair completamente, utiliza uma toalha molhada/úmida quente para ajudar a remover.

      De quanto em quanto tempo devo lavar as tranças?
      • Lavar as tranças frequentemente pode levá-las rapidamente a ficarem "estragadas". Portanto deves lavar com shampoo uma vez por semana, contudo se sentires o couro cabeludo muito sujo lava mais do que uma vez. Podes fazer Co-wash uma vez por semana também. 

      • Qual é o passo seguinte depois de lavar as tranças?
        • Quando acabas de lavar e já secaste parcialmente as tranças com a toalha, deves aplicar um leave-in para mantê-las hidratadas.
        • Aconselho-te a usar um leave-in em spray. Um leave-in em spray será melhor absorvido pelas tranças e a aplicação não é difícil como um leave-in em creme, que provavelmente irá deixar resíduos brancos, porque não vai ser bem absorvido e irá danificar-te as tranças mais rapidamente. Como bons exemplos de leave-in em spray, tens o Revlon Equave 2 Phase, o Mane N Tail, o Creme of Nature Argan Oil (contém algumas proteínas) e o Aphogee Keratin Green Tea (contém algumas proteínas).
        • Um bom leave-in caseiro, é um leave-in feito com água, glicerina, sumo de aloe vera e óleo de coco ou azeite. Arranja uma embalagem em spray (vendem nas lojas chinesas), junta 4 partes de água, 1 parte de Glicerina, 2 partes de sumo de Aloe Vera e 1 parte de óleo de coco ou azeite (a mistura do óleo de coco ou azeite no leave-in é facultativa). A Glicerina é um humectante por isso é óptima para manter a hidratação no cabelo, especialmente na altura de Inverno! O sumo de Aloe Vera também tem muitos benefícios como: hidratar o cabelo, prevenir a queda de cabelo, combater a caspa, manter o nível de pH do cabelo estável, etc... O sumo de Aloe Vera pode ser comprado  nas lojas Celeiro e penso que também nas Ervanárias. Este leave-in caseiro pode também ser aplicado no couro cabeludo. 
        • A seguir ao leave-in aplica um pouco de um óleo natural nas tranças para selar, mas basta só um pouquinho.
        • Quanto tempo no máximo posso ficar com tranças postiças?
          • No máximo dos máximos um mês e meio/dois meses. O aconselhável é ficar apenas um mês.
          O que devo fazer depois de tirar as tranças?
          • Depois de tirares as tranças, aconselho-te a ficar pelo menos uma semana com o cabelo ao natural (sem fazeres tranças).
          • Durante esse tempo lava o cabelo muito bem com um Clarifying Shampoo (Champô anti-resíduos), faz um tratamento com uma máscara de proteínas e a seguir uma máscara hidratante. Se lavares só uma vez, usa as duas máscaras numa só lavagem. Se lavares duas vezes nessa semana, num dia faz um tratamento com proteínas e noutro dia com uma máscara hidratante. 
          • Usa um leave-in em creme e sela com um óleo natural.
          Atenção: Se quiseres desfrisar o cabelo, deves esperar pelo menos 2 semanas até trançares! Muito importante este aviso! Um cabelo recém-desfrisado e trançado pode estar sujeito a partir-se ou a ficar muito fraco!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário